O que é cronograma capilar?

By Jéssica Bertolino - setembro 29, 2014

Cronograma capilar é uma programação de cuidados com os cabelos. Ele é indicado principalmente para cabelos com químicas. O cronograma é dividido em 3 etapas, que são elas, hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada cabelo precisa de cronogramas diferentes, aqueles que precisam mais de hidratação, devem focar em hidratação, e assim vai.

As etapas do cronograma: 

Hidratação: É a reposição de águas e umidade nos fios, trazendo o efeito da maciez e suavidade dos cabelos.

Nutrição: É a reposição dos lipídios, ou seja, gorduras e oleosidade dos fios. Os fios precisam dessa gordura para manter os cabelos saudáveis. A nutrição traz brilhos aos fios.

Reconstrução: Reposição da massa e queratina capilar, é nessa hora que trazemos força dos cabelos.

Como saber a falta de cada componentes:

Hidratação: Se seu cabelo esta ressecado e sem brilho, ele precisa de hidratação.

Nutrição: Se seu cabelo esta com muito frizz e poroso, ele precisa de nutrição.

Reconstrução: Se o se cabelo esta frágil, elástico, ou você faz alguma química, ele precisa de reconstrução. É preciso que o cabelo esteja hidratado e nutrido para fazer a reconstrução.
*Cuidado ao fazer a reconstrução, pois a queratina em excesso deixa os cabelos rígidos, assim podendo quebrar os fios. É recomendado fazer a cada 15 dias.

Como montar o cronograma?
Cada cabelo tem uma necessidade, então você mesma pode montar seu cronograma baseando no que seus fios precisam. Mas tem o cronograma oficial, onde ele deixa  o cabelo com um bom aspecto, mas use apenas esse cronograma se você não tiver certeza do que seu cabelo precisa.

 1ª Semana: Hidratação + Hidratação + Nutrição
2ª Semana: Hidratação + Hidratação + Nutrição
   3ª Semana: Hidratação + Nutrição + Reconstrução
4ª Semana: Hidratação + Hidratação + Nutrição

Como diferenciar as máscaras? 
Máscaras de Hidratação: Possuem componentes como pantenol, vitamina B5, glicerina, extratos vegetais, aloe vera...

Máscaras de Nutrição: São a base de óleos. (argan, amêndoas, macadâmia, de coco...)

Máscaras de Reconstrução: Possuem queratina, arginina, colágeno.. 

Produtos que eu uso:

Hidratação:
Bepantol Dherma;
Yamasterol;
Ampolas de tratamento.

Nutrição:
Varcare Ojon;
Azeite de oliva extra virgem;
Alfaparf -mascara extra ação disciplinante anti frizz.

Reconstrução:
Queratina liquida da Therapya;
Reconstrutor da Embelleze;
Reconstrução capilar da Keramax

E essa foi uma pequena explicação do que é um cronograma capilar, espero que vocês tenham entendido.

*Todos os cabelos precisam de cronograma em algum momento, mas vale lembrar que o que varia é a frequência de cada  etapa.

  • Share:

You Might Also Like

42 comentários

  1. Seu post vei a calhar... Estava louca atras de ver como ´-e feito um cronograma capilar!!! Meu cabelo está gritandoooo por tratamentos. Obrigada por compartilhar conosco.


    www.aryannealves.com.br

    ResponderExcluir
  2. estou urgentemente precisando fazer o cronograma capilar, seu post veio na hora certa

    beijo linda
    http://bloggeracaobeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não consigo fazer cronograma '-' Eu esqueço a ordem, esqueço qual foi a última máscara que usei, uma loucura rs Mas acho a ideia legal e dá resultado pra caramba né? Um dia eu aprendo a fazer isso rs
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mds haha Vai marcando tudo, assim fica mais fácil. Sim, ajuda muito.

      Excluir
  4. Nossa o cronograma capilar é o que salva minha vida desde sempre HAHAHA vivo mudando a cor, decapando, enfim, só hidratando muito pra manter bonito. Adorei seu post, super bem explicado, parabéns! beijos ♥

    http://between-fashion-and-geek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu não sabia que existia um cronograma capilar, eu ameiiii esse post, beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, uma explicação curta, simples e ótima. Preciso fazer um cronograma capilar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Muito explicativo seu post, parabéns. Eu ainda não estava por dentro do assunto rs Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não entendia bem sobre Cronograma Capilar mais agora entendi, valeu pela dica bjs.
    http://gabyluizabest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Meu cabelo está precisando de tudo isso e mais um pouco ueheuhe de tão quebradiço que está!
    Amei as dicas!
    Beijos <3
    www.meninamulherteen.com

    ResponderExcluir
  10. Sempre que faço químicas pesadas recorro ao cronograma capilar, salvação. Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Também estou fazendo o cronograma capilar e esta dando muito certo até agora...
    Vou fazer um video sobre ainda essa semana *--*
    Sucesso.

    www.mayfarkas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Iria morrer sem saber que azeite nutre o cabelo. Mas não deixa oleoso? Porque o meu tem a raiz mais oleosa e as pontas mais secas...

    vidaexpressa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cabelo também é assim, oleoso na raiz e seco nas pontas. Não, porque depois de passar o azeite você lava o cabelo normalmente com shampoo. E se você preferir não precisa passar na raiz.

      Excluir
  13. Pra começo de conversa eu adorei seu cabelo gata rsrsrs a cor o corte, deu super certo com vc, as dicas tb são ótimas pra seguir, adorei o blog gata, beijos e sucesso http://pamellanascimentoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca endenti o que era esse tal de cronograma ou como fazer, mais agora que você explicou vejo a importancia e com certeza vou começar a fazer
    http://surejustnot.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. bom pelo visto acabei de descobrir que a mascara que estou usando para hidratação na verdade é pra reconstrução
    aff
    psokpsokspokspoksps vou procurar outra mascara pra hidratação agora é o jeito
    tou pensando em fazer esse cronograma
    ainda mais pq vou fazer uma mega mudança no fim do ano e preciso estar com ele mega forte pra receber a qumica
    se puder fazer algum post sobre isso vou adrar ler :)

    http://meumuraldeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sos nunca tentei kakakakkakakakka

    adorei as informações!

    xx

    http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  17. Sempre tive curiosidade de saber o que era cronograma capilar, seu post foi muito esclarecedor até salvei nos favoritos. ..haha

    Beijooo
    www.leyareismk.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post.Está super completo e bem explicadinho!
    Já sabia oque era mas ainda tinha algumas dúvidas...
    Bejos
    Blog>www.lind100.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, queria muito conseguir seguir o Cronograma Capilar .Mas acredita que eu não consigo?
    Começo e acaba desistindo no meio do caminho. :/
    Mas gostei bastante do post, muito bem escrito.
    Parabéns.
    Llaranja'S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim, mas meu cabelo necessita então tenho que seguir o cronograma. :c

      Excluir
  20. Preciso muito começar a seguir a risca esse cronograma, mas tem hora que eu acabo cansando :(
    Amei o post <3

    Beijos <3
    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, sempre paro na metade do caminho :c haha Obrigada. <3

      Excluir
  21. Cara, tem tanta gente falando desse cronograma capilar que estou curiosa pra fazer hahahahaha, será que funciona mesmo?

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  22. Tirou a minha dúvida, Jéssica <3
    Tô planejando pintar o cabelo mês que vêm.
    Beijinhos.
    divaegeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não comente caso não tenha lido a postagem ♡
Perdão pela verificação de palavras, mas já cansei de receber spam. Espero que entendam. ♥